terça-feira, 24 de maio de 2011

Dengue




dengue
Uma     doença     causada     por    um vírus.
Sintomas – dor de cabeça, falta de apetite dores no fundo dos olhos    anciã    de vomito   dor musculares.

O que   devemos fazer para    evitar    a dengue?
Tampar     caixa    de água e botar areias nos plantas virar    garrafas   com o gargalo para   baixo   esfregar   o pote do cachorro.
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos da doença e sintomas   

A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
 
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
 
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
 




Esta postagem foi editada pelas acadêmicas de Letras da UEG de Porangatu do 1º Ano: Jhany Patrícia e Nábia Nayane

Nenhum comentário:

Postar um comentário