quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dengue

Jéssica Karolline/Sérgio Frades


O índice de dengue na região norte de Goiás está baixo ultimamente. Essa é sem dúvida uma ótima notícia dada pela Secretaria Estadual de Saúde, mas nem por isso a população está isenta de responsabilidades, como também os órgãos públicos.


Andando pelas ruas de Porangatu não é difícil encontrar registros do descaso e da falta de cuidado de muitos para com o meio ambiente onde vivem. Pessoas, que convenhamos estão contribuindo diretamente para uma possível nova epidemia de dengue. O detalhe é que já sofremos na pele uma no ano passado.


A falta de conscientização; além de aumentar o risco da propagação do mosquito da dengue contribui para inúmeros outros problemas para a saúde, a segurança, o bem estar e tantos outros. Até mesmo porque locais onde existem lixos são ambientes repletos de insetos, de bactérias, de fungos, de ratos... Atenção! Mesmo com os poucos casos registrados de dengue atualmente, não justifica o desleixo, a falta de compreensão e até mesmo a falta de educação. O que custa conduzir e armazenar o lixo de maneira apropriada? Assim não iremos prejudicar a nós mesmos.


Só que a conscientização do cidadão por si só não basta. É necessária também a execução de serviços básicos como: saneamento e coleta de lixo que são de responsabilidade dos órgãos públicos para atender as necessidades, principalmente, nos setores mais afastados. Aí sim evitaríamos novos surtos de dengue.
Revisão: Amanda Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário