sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mídias sociais, por Prof. Fernando Bonifácio

Boa noite meus caros,

Gostaria de saudá-los e dizer que é muito bom vê-los entusiasmados com nossa disciplina. Sabemos da importância das novas tecnologias no ambiente educacional e precisamos sempre estar atentos ao que pode ser relevante e aplicável em sala de aula. É preciso ir em busca de ações que fujam do tradicionalismo, não que este seja de todo incorreto, visto que algumas ações só terão sucesso se algumas premissas antigas forem obedecidas.

Hoje postarei aqui um texto muito interessante sobre: A hora e a vez das mídias sociais, de Wagner Fontoura, disponível em: http://www.boombust.com.br/a-hora-e-a-vez-das-midias-sociais/.

O texto é muito atual e nos remete sobre um assunto já discutido em sala. Gostaria que comentassem, expondo suas opiniões sobre a liberdade de comunicação promovida e os problemas em geral deste tipo de mídia.

Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas (e eis o seu 1º grande diferencial). Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.
Mídias Sociais não são novidade. Novas ferramentas de Mídia Social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais – vide os blogs, que nasceram diários virtuais (muitos permaneceram assim e combinemos que não há problema algum nisso) e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo.
Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que as plataformas de Mídias Sociais possam ser classificadas como a mais poderosa forma de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso!
Há quase um ano, um dos primeiros post a habitar a já extensa lista de artigos sobre Mídias Sociais dos meus bookmarklets chamava a atenção para cinco razões que fazem da Social Mídia um sucesso:
  1. Normalmente, todos os dias as pessoas se dão a chance de sair da sua zona de conforto e explorar novas áreas de interesse, conhecer novas pessoas e assumir riscos;
  2. Os usuários têm o controle sobre o que eles fazem on-line. O seu destino está em suas mãos; podem ser quem quiser, quando quiserem;
  3. Não é um capricho e sim uma tendência que funciona. É um conceito que atrai os usuários e continuará atraindo até que a mídia social 2.0 vá embora;
  4. As possibilidades não tem fim. Quem duvida que o MySpace é um sucesso? E o Youtube? Essas plataformas são apenas o começo, logo os usuários terão ferramentas para fazer o que quiserem;
  5. A Mídia Social é fácil. As ferramentas de mídia social são de fácil configuração e se forem bem feitas são fáceis de ganhar dinheiro.
Já é possível, há algum tempo, monitorar e analisar, com base na avalanche de conteúdo já construido a partir das Mídias Sociais, o que os consumidores estão falando, pensando e postando sobre a sua marca em meios como blogs, comunidades, fóruns e comunidades virtuais. Promover a partir disso análises qualitativas e quantitativas de dados para, por exemplos, entender o impacto de um lançamento de produto ou campanhas de marketing, identificar e gerenciar crises e a saúde de marcas, sugerir oportunidades para o negócio por meio da identificação de insights da categoria. E por aí vai uma caminho possível, que hoje já é bem mais do que “uma pequena trilha em pavimentação”…
Nesse exato momento no qual escrevo este post, pessoas e empresas estão debatendo e tentando não apenas entender mas fazer o melhor uso possível dessa “máquina 2.0“.
“Quase 10 milhões de pessoas acessaram e leram blogs no Brasil, de acordo com dados do Ibope/NetRatings de dezembro de 2007, o que representa 45% do número de internautas ativos no mês. Em um ano, a expansão foi de 37%. O número de internautas ativos cresceu 49% em 2007, atingido 20,4 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia, o Brasil cresceu, em número de internautas mensais, mais do que os Estados Unidos (2,2%), França (14%), Espanha (11%) e Japão (8,5%).” Fonte [IDG Now]
A todo momento, profissionais dessa “nova mídia” vão encontrando (ou criando) caminhos que pavimentam essa trilha para que novos mercados sejam formados em torno desse eletrizante cenário.
Ainda essa semana, participando da 3ª edição do Café.com blog – encontro de empresas com expoentes da nova Mídia Social promovido pela Revista Bites – saí com o sentimento de que está próximo o dia em que anunciantes, agências, mídias tradicionais e mídias sociais estarão sentados à mesma mesa, falando uma linguagem comum, também aqui no Brasil. E nesse dia haveremos de dar boas risadas de muitas coisas como, por exemplo, da ingenuidade e das obviedades de um tal conflito entre jornalistas e blogueiros, entre blogueiros românticos e probloggers, de “como ganhar dinheiro com mídias sociais?” e coisas do gênero.

Boa leitura!
Grande abraço a todos!
Até amanhã em nossa aula!!

6 comentários:

  1. As mídias sociais podem contribuir significatimente para uma melhor educação. Para isso, basta empregá-las adequadamente no ambiénte de ensino que veremos os resultados possitivos.

    Gilvan.

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  2. Utilizar as mídias sociais na educação como ferramentadoras e recursos que auxiliam no ensino e aprendizagem é um passo muito importante tanto para combater a má utilização dessas, quanto para proporcionar um uso delas realmente educativo.

    Thaís Vieira.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Para complementar o que thais e Gilvan relataram em seus posts, o professor que deseja inovar e ser diferente, é preciso que sempre use as midias na educação, alem de facilitar no processo de ensino aprendizagem, lhe proporciona grande vantagem ao ministrar sua aula.
    Renato Izídio

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  5. Acredito que todas as categorias profissionais devem buscar melhorias, profissionalização e atualização constante, as mídias sociais só facilitam e aprimoram estas atualizações... Não basta apenas conhecê-las é preciso usá-las e mais ainda ousá-las, ir além das perspectivas e conceitos, é necessário uma reatualização dos mestres que são nossos exemplos., Vale ressaltar que logo logo nós seremos estes exemplos a serem seguidos, ao passo que devemos iniciar nossos aperfeiçoamentos desde já. Como estamos realizando aqui.,

    Alainy Dace

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  6. As midias sociais, se souberem utilizar de forma correta, podem ser muito positivas para a aprendizagem. Para adquirir mais capacidade proficional e estar bem atualizado.

    Gisely Machado

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